terça-feira, 7 de abril de 2009

PostHeaderIcon Configurando o Nintendo DS






Configurando o Nintendo DS
Atualmente o Nintendo DS é o console de maior sucesso do mercado, mesmo que você inclua os consoles domésticos como Wii, Xbox 360 e PS3. Lançado no final de 2004 ele já vendeu 60 milhões de unidades e seu ritmo de vendas continua a aumentar.Apostando na inovação sobre os gráficos, o portátil tem duas telas, sendo uma sensível ao toque, além de um microfone. Devido a isso, vários jogos diferentes e inovadores surgiram para o Nintendo DS, o que faz dele um dos consoles com uma das mais variadas bibliotecas de games da história. Você encontrará desde as tradicionais aventuras de Mario, até simuladores de criação de animais e treinamento cerebral.Ah, mas você ainda não tem um Nintendo DS ? Então uma opção é jogar através de emulador. Existem várias opções de emuladores para o Nintendo DS, mas o melhor, de longe, é o No$gba. É o que apresenta a maior compatibilidade e o mais simples de usar. Então é ele que vou usar nesse tutorial de como jogar Nintendo DS pelo emulador.
Antes de começar o tutorial vão alguns avisos:
- Não fornecerei links para baixar os jogos. No Google/emule você os acha facilmente.- Nem todo jogo funciona. E entre os que funcionam muitos apresentam pequenos problemas. Para ter a experiência 100% perfeita só no Nintendo DS mesmo.
Inicio do tutorial de emulação do Nintendo DS.
- Primeiro vá na página do No$gba e baixe o emulador. Não é necessário instalar, basta descompactar os arquivos numa pasta e pronto.
- Depois de descompactar o emulador, execute o arquivo NO$GBA.EXE.
- Após executar o No$gba.exe uma janela irá abir. Nela você selecionará a ROM que você quer jogar. Pronto. Você já está jogando Nintendo DS no emulador. Mas se algum problema ocorreu ou você quer mudar as configurações dos controles e outros detalhes leia a seção abaixo.



Escolha o jogo que você quer emular.

Configurando o emulador de Nintendo DS No$gba.
Os cartuchos originais de Nintendo DS tem uma bateria interna para salvar os progressos que você faz enquanto joga. Existem vários tipos de baterias, cada uma de um tamanho e marca diferente. Porém o emulador No$gba não conseque detectar automaticamente que tipo de bateria o jogo que você está tentando emular possui, então caso você veja alguma mensagem de erro parecida com a da foto abaixo, você terá que indicar manualmente que tipo de bateria o jogo usa. Você pode fazer isso de duas formas, na base da tentativa e erro, ou seja, você vai mudando os tipos de bateria e indo no menu "File -> Reset cartridge " até o jogo funcionar, ou o que é MUITO mais recomendável, procurar em algum lugar na internet qual o tipo de bateria o jogo que você está tentando jogar usa e configurar corretamente. Isso é mais indicado porque algumas vezes os jogos funcionam corretamente mesmo com a bateria sendo indicada como errada, no entanto na hora que você vai salvar, o arquivo é corrompido e você perde todo o progresso que você havia feito. Um bom local para encontrar informações sobre o tipo de bateria que determinado jogo usa é no fórum do No$gba. Abaixo está a explicação de como configurar os tipos de bateria.




Tela de erro mostrada quando se escolhe o tipo de bateria errada. Dependendo do jogo essa tela pode ser diferente.

Como configurar que tipo de bateria de save o emulador usará.
- Com o No$gba aberto, vá no menu "Options -> Emulation setup".
- Note que há uma opção chamada "NDS cartridge backup media" . É ela que você deve alterar e indicar o tipo correto de bateria que o jogo que você está tentando emular usa. Depois de escolher o tipo correto, clique em OK e vá no menu "File - > Reset cartridge" para reiniciar o jogo com a nova configuração. Se você escolheu corretamente o jogo deve iniciar normalmente.


Como configurar os controles

- Caso você tenha um joystick, é possível configurá-lo para usar no emulador. Na opção "Joystick/gamepads" escolha "enabled" e configure os botões da maneira que achar melhor.
- Mas se você não tiver um joystick, é recomendável que você escolha "Disabled (fast)" na opção "Joystick/gamepads". Isso ajudará um pouco se você estiver tendo problemas de desempenho na emulação. Feito isso, para configurar basta você escolher "Define Controls for Player 1" na opção "Keyboard" e clicar nas caixas de texto ao lado dos comandos e logo em seguida apertar a tecla que você quer atribuir àquele botão. Clique em OK e jogue com os novos comandos.




Só pra lembrar:Up - CimaDown - BaixoLeft - EsquerdaRight - Direita
Outros detalhes da configuração do No$gba
Nas configurações do No$gba ainda há alguns detalhes que você pode mudar e que podem lhe ajudar se você está tendo problemas, são eles:
Na aba "Emulation"





Video Output - Se você está tendo problemas de lentidão ou na mostra das corres, tente mudar essa opção.
3D renderer - Aqui você pode mudar a forma que o No$gba renderiza gráficos 3D. Então se está tendo problema com gráficos 3D, tente algumas alterações aqui.
Sound Output mode - Se está tendo problemas de desempenho, escolha "Digital mono" como opção de som, ou parta para uma medida mais drástica como para a emulação de som, nesse caso você perde o som mas ganha bastante em desempenho.
Sound Desired Sample Rate - Também relacionado ao som. Quanto menor o valor, mais ganho de desempenho, porém a qualidade do som é afetada negativamente.
As outras opções não valem muito a pena alterar.
Configurações na aba "Controls"
Na aba "Controls", além dos controles há uma opção chamada "Game screen filter". Isso adiciona um filtro gráfico a emulação. Dependendo do jogo os gráficos ficam mais bonitos. Porém isso afeta negativamente o desempenho da emulação.





Tá aí. Mesmo que você não tenha um Nintendo DS não há mais motivos para não jogar os excelentes jogos que já sairam e sairão para o portátil da Nintendo.

3 comentários:

Gabana disse...

Oi pessoal SOCORRO
Será que vcs podem me dar umas dicas de como configurar o DS para rodar joguinhos GBA? Comprei um flashcard (EzFlash super caro)e pelas informações dos vendedores acreditei que era apenas plugar no slot2 e ter os joguinhos GBA no no slot1, mas não é bem assim. O vendedor me enviou um tutorial que para leigos é complicadíssimo, consegui baixar alguns arquivos, mas não consegui concluir...
Se alguém puder dar algumas dicas agradeço

Anônimo disse...

Gabana você precisará baixar Visual Boy Advanced e precisará baixar roms, Roms tem em todo o lugar aqui também tem só que são de pokemon, mas como sou Fanático por Pokemon eu baixo!

NHAWII disse...

nhawii.blogspot.com

Postar um comentário

Status

C-Box

Atenção: Quem Quiser Parceria de Banners, Pode add o meu banner, e depois deixe um Recado dizendo o seu site!!!

Top Parceiros

Parceiros

Pokestap pokemonSHINY Create your own banner  at mybannermaker.com! Acesse o site! X-Dunload Shikon No Tama Pokemon Mundo Dimensional Create your own banner at mybannermaker.com!Giga Poké logo Click  Aqui! Create your own banner at mybannermaker.com! Poké-Ice